Título: Protocolo de Controle Glicêmico do Diabetes Mellitus Tipo 1 e Tipo 2

Local: web conferência - Link da Qualificação

Data: 22/07/2021

Resumo:

Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica e complexa caracterizada pela hiperglicemia crônica com grande impacto na morbimortalidade. Acomete diferentes faixas etárias, sendo que os tipos de DM predominantes são o DM tipo 1 (DM1) e DM tipo 2 (DM2). Adicionalmente, há alta prevalência e incidência no mundo inteiro e a tendência é de crescimento tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes afetando economicamente os custos na saúde pública. Em todas as formas de DM, há o risco de desenvolver complicações microvasculares (retinopatia, doença renal do diabetes, neuropatia) e macrovasculares (doença arterial periférica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares) que surgem ao longo dos anos devido aos níveis glicêmicos fora da meta. Dessa forma, a avaliação e o monitoramento da glicemia através da hemoglobina glicada (HbA1c), da glicemia de jejum (GJ) e glicemia pós-prandial (GPP), do tempo no alvo e a variabilidade glicêmica são essenciais para prevenir essas complicações, uma vez que auxiliam na escolha do tratamento terapêutico adequado para atingir a meta glicêmica estipulada pelas sociedades científicas atuais. Apesar desses recursos, ainda há intercorrências de descontrole glicêmico entre os pacientes por diversos motivos, e insuficiente alcance das metas glicêmicas. O objetivo desse estudo é criar um protocolo clínico de controle glicêmico de maneira clara e didática a fim de auxiliar os profissionais da saúde no manejo dos pacientes com DM1 e DM2 através da elaboração de fluxogramas, quadros, tabelas e textos explicativos, corroborando no alcance das metas glicêmicas. O protocolo será produzido em 3 etapas. Primeiramente, para um embasamento teórico atualizado, será realizada uma revisão da literatura sobre as ferramentas e as formas de avaliação do controle da glicemia, as metas glicêmicas atuais e o “poder” de ação dos antidiabéticos na HbA1c, GJ e GPP. Será realizado por métodos de revisão rápida (rapid review) de literatura uma busca nas bases de dados PUBMED e LILACS, com os termos GLYCEMIC CONTROL” “GLUCOSE MONITORING”, “GLYCEMIC VARIABILITY”, “DIABETES MELLITUS” e “TREATMENT DIABETES MELLITUS” e seus correlatos em português. Serão excluídos estudos repetidos, relatos de casos, cartas ao editor, comentários e estudos não disponíveis em inglês ou português. A ferramenta Google Scholar e as listas de referências da literatura relevante também serão verificadas. Sequencialmente, os estudos serão avaliados e selecionados por dois pesquisadores com expertise e na área. E finalmente, na formatação do protocolo para que seja de fácil entendimento.

Banca Examinadora:

• Profa. Karem Miléo Felício (Orientadora - UFPA)
  • Profa. Eliete da Cunha Araújo (UFPA)
  • Profa. Ana Carolina Contente Braga de Souza (UFPA)